Pular para o conteúdo principal

Os meus discos

As lembranças são geniosas. Tomamos banho, nos arrumamos, nos penteamos com a dedicação de um ourives. Então, logo ao dobrar a esquina vem um vento a baroeste e assanha a nossa cabeleira. As lembranças são como os ventos traiçoeiros, mas elas assanham também a nossa alma. E fazem isso pra valer. Mas o que seríamos sem elas? Somos uma soma daquilo que lembramos e esquecemos. É como dizia uma escritora que amo, a CL: "Aquilo que esquecemos não se perde, mas sim, é incorporado a nossa personalidade". Ela dizia isso. E eu digo o mesmo, acrescento apenas que essas lembranças que vão para o universo etéreo humano, ficam ali, como frutas numa fruteira, só aguardando que uma hora ou outra, estendamos a mão no nosso afã do tempo com sabor de iguaria de vó, de passado quente de forno cheirando a bolo de receita passada de geração em geração.
A intenção mesmo era levar esse texto por outro lado, pela margem esquerda do rio, de preferência, mas essa coisa de lembranças, coisas que vêm pela mente, passa pelo nariz, e depois se aloja na alma não é nada fácil de se desapegar. É como caramelo preso no céu da boca, chiclete colado sob a mesa, risco de caneta bic - ponta grossa - no rosto de boneca. Olha eu de novo aqui. Bom, eu tomava um banho, me arrumava, penteava horas e horas os meus rebeldes cabelos para depois sair para comprar um disco que tinha acabado de ser lançado. Uma novidade. Coisa que esperávamos por dias e dias a fio. E lá ia eu com minha calça boca de sino, fivela astronômica brilhando mais que o sol. No bolso, a mesada arrancada quase a mesadas. “Tá juntando o dinheiro pra alguma coisa útil, fio?”. “Tô, pai. Tudo joia. Um dia, com esse dindin mandarei erguer o meu Taj Mahal”. E eu comprava o disco. Podia ser o Araça Azul, o Álbum branco, O revólver, Do boi só se perde o berro, o Orós, ou mesmo o The King is alive. Qualquer um desses, entre outros. Aproveitava para comprar uma agulha nova. Quase ninguém notava a diferença de uma nova para uma velha. Eu notava. E isso fazia uma diferença grande. Mas o grande barato não estava na qualidade disso ou daquilo. Estava no ritual de sair, de andar pelas ruas, de sentir o vento na cara como uma companhia dos deuses invisíveis, de pôr aquela roupa que já se perdia na sedução das naftalinas, e principalmente, da emoção de voltar com o novo disco para saber o que um dos nossos ídolos pensava sobre o mundo. Com certeza devia estar bem inquieto com ele.
À noite, ou de preferência num domingo à tarde, com o sol já querendo sentar-se no batente e esquecer a sua ira, levávamos a radiolinha vermelha, ou mesmo A Três em Um – quando estávamos mais dispostos – para a calçada e botávamos para tocar todos os nossos discos. E repetíamos a exaustão o disco novo. Repousávamos a agulha no início do vinil, depois que terminava um lado, íamos para o outro, e assim fazíamos com todos. Nunca pulávamos uma música, não, isso seria um sacrilégio – os caras eram mesmo bons, ou éramos mais pacientes? – deixávamos tocar e enquanto isso, ficávamos em divagações, falando sobre um futuro que não seria nada daquilo que imaginávamos dele.
Se emprestávamos os nossos discos queridos? Muitos não, mas alguns, sim. Eu emprestava, mas antes colocava um carimbo – sim, eu mandava fazer um carimbo – bem no selo, ali, perto do furo. Era uma coisa mais ou menos assim: “este disco pertence a Reynaldo Bessa. Se a pessoa que estiver com ele não for o dito-cujo é porque esse disco está emprestado ou foi roubado”. Não sei se era isso, mas bem próximo. Mas eu emprestava, porque eu pensava que uma coisa boa se torna melhor quando você não a saboreia sozinho, assim, como o amor, sabe? E sobre isso de emprestar, como comecei citando a minha escritora predileta, a CL, vou encerrar com ela. Ela dizia uma coisa linda: “Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece rosas”. É isso mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

obrigado, António Lobo Antunes!

Comecei a ler António Lobo Antunes pelo Memória de Elefante. É o livro de estreia do autor português. Logo que foi lançado, em 1979, tornou-se um grande sucesso de vendas. É fato que parte da crítica não o recebeu bem, mas, segundo o próprio Lobo Antunes, crítica nenhuma foi tão dura quanto a do seu pai, João Alfredo Lobo Antunes, quando, ao ler o livro, disse para o filho: “isto não é literatura” O Memória de Elefante não é um livro difícil como os que Lobo Antunes escreveu tempos depois. Mas toda essa complexidade que hoje é atribuída ao autor – e que ele nega – já está, de alguma forma, em gestação nesse livro: o estilo denso, a narrativa não-linear, fragmentada, o fluxo de consciência, a simultaneidade do tempo, e a poesia - sim, Lobo Antunes era um poeta. Como não? O que ainda não há nesse livro é a sobreposição de vozes: a polifonia. Esta, ele só vai utilizar, e de forma cada vez mais extrema e complexa, nos livros posteriores, como O Fado Alexandrino, A Ordem Natural das Coisas,...

a velha casa II

O jardim onde, nas brincadeiras, eu me escondia detrás das plantas espinhentas. Nas minhas primeiras incursões etílicas da juventude, eu tinha de pular o muro para que o portão, com seu incurável canto em falsete, não me denunciasse e meu pai se levantasse em seu arrastado de sono e fúria. A rua silenciosa, o apito do vigia, o Caravelo, mais lento que o andador da minha vó, prestes a cair sobre nós, ali, sob cobertores cheirando a amaciante e ferro de passar. Depois de rezar, em vez de dizer amém, eu dizia: “não amanheça, não amanheça”. Os dois lados escuros da casa – as lâmpadas sempre queimavam - que iam dar no quintal. Lá, a goiabeira onde chorei e sonhei e vi, dias sem fim, a menina sair do banho. O tilintar de pratos e copos dos vizinhos e a sensação de que dentro da noite eu estava protegido do mundo. Sobre a geladeira, o sarcástico pinguim que sabia mais de nós do que nós mesmos. Ali, em cima da velha cônsul asmática, ria a rodo dos nossos desencontros. A minha irmã sonâmbul...

a alça fria do peso da sua ausência

Quando meu irmão faleceu, não fui ao enterro. Adianto que não estou a justificar nada – e isso se justifica? -, mas é que meu pai havia morrido alguns meses antes e não vi mesmo força nenhuma para outra empreitada do nível ou pior. O que dói na morte não é somente a perda. Sabemos que, mais cedo ou mais tarde, morremos. É um acordo tácito, ou seja, antes de nascermos, não nos é apresentado um contrato no qual está escrito: “você vai nascer, passar um tempo – sabemos lá quanto – depois você morre. Assine aqui embaixo”. No curso da nossa vida, acabamos aceitando a ideia – aceitamos? – como um enfermo, uma hora, aceita a sua moléstia. O que machuca mesmo, e é aqui que a chapa esquenta, é a forma como a indesejada das gentes, como Bandeira gostava de denominá-la, tira-nos pessoas queridas. Melhor dizer nos arranca, sim? Porque é isso que ela faz. Lembro-me do meu pai, homem de voz de martelo de Thor com a qual até a casa se assustava. Mas era doce que nem os picolés de castanha da minha ...